sábado, 19 de julho de 2014

Celulite!

Tenho andado um pouco afastada do blog mas hoje venho falar-vos sobre uma das palavras mais temidas no vocabulário feminino: Celulite!


Afinal de contas o que é a celulite?



Lipodistrofia ginóide, como é conhecida na medicina, corresponde à síndrome de pele tipo casca de laranja ou pele acolchoada. Ao contrário do que a maioria das pessoas julga, a celulite não está directamente relacionada ás acumulações de gordura mas sim ás alterações de metabolismo, daí as mulheres magras também poderem sofrer do mesmo, até porque 90% das mulheres tem celulite!
Na celulite não há aumento do tecido adiposo mas sim deformação da arquitectura do mesmo em certas zonas do corpo (parte externa/interna da coxa/joelhos, glúteos e abdómen), que dá origem a nódulos de gordura, água e toxinas. 

Nas mulheres a celulite tende a aparecer a partir da puberdade de forma natural, e faz parte das suas características sexuais secundárias. É o resultado de uma alteração da micro circulação na camada gorda (hipoderme).

Mas há mais factores que influenciam o seu aparecimento, tais como hormonais (sobretudo as hormonas femininas e tiroideias), circulação (alterações na micro circulação e retenção de líquidos), neuro vegetativos (como o stress e a instabilidade emocional), genéticos ou étnicos (as mulheres brancas apresentam mais celulite do que as de raça negra, as latinas costumam tê-la nas pernas e glúteos e as nórdicas no abdómen), hábitos alimentares e estilo de vida (se faz exercício, fuma ou não).

Existem 3 graus de celulite (se assim se pode dizer):

Celulite de grau 1 (lipodistrófica ou adiposa)
Há deformação em casca de laranja quando se pinça a pele e aumento de consistência à palpação, mas o restante é normal. 

Celulite de grau 2 (hidrolipodistrófica ou edematosa)
Nota-se a deformação em casca de laranja, quando em pé e ao pinçar a pele.

Celulite de grau 3 (fibrolipodistrófica ou fibrosa)
A deformação em casca de laranja nota-se quer deitada quer em pé e a palpação revela nódulos de consistência dura que podem ser dolorosos. É a mais grave e irreversível.

Como prevenir?

A nível da alimentação, deve evitar o excesso de peso, reduzir a ingestão de sal (retém líquidos), beber água abundantemente (pelo menos 2L por dia), incluir fibras na alimentação pois estas combatem a prisão de ventre (factor que piora a celulite), reduzir a ingestão de açúcares refinados e de gorduras saturadas, e dar prioridade aos hidratos de carbono de absorção lenta (farinhas integrais, frutas, verduras) e às gorduras mono e poli-insaturadas (ómegas 3, 6 e 9). Para potenciar os efeitos dessas acções, não deve abusar do café nem do álcool e evitar também o tabaco.

É essencial praticar exercício físico porque vai estimular o retorno venoso nas pernas e assim diminuir a camada de tecido subcutâneo. A prática de exercício alia-se também à redução de stress que é um dos factores que podem resultar na celulite.

Não existem cremes milagrosos! É verdade, para eliminar/prevenir celulite o truque está na prática de desporto e alimentação saudável, não podemos esperar comer tudo aquilo que nos apetece, chegar á farmácia, comprar um creme caríssimo e esperar que ele faça tudo sozinho!

A nível de alimentação devemos:

  • Optar por uma alimentação rica em frutas e verduras;
  • Reduzir a ingestão de gorduras, nomeadamente molhos, queijos gordos, bolachas, chantilly, biscoitos amanteigados e gelados (alimentos que posso considerar proibidos mesmo);
  • Evitar ingerir produtos açucarados;
  • Escolher fontes magras de proteínas, como aves, peixe e carnes brancas, em vez de carnes gordas;
  • Aumentar a ingestão de água (ingerir pelo menos 2L);
  • Reduzir a quantidade de gordura nos cozinhados e optar pelo azeite em vez de manteiga/banha;
  • Preferir alimentos integrais. São boas fontes de fibra e ajudam a diminuir a absorção de gorduras, contribuindo para a regulação do intestino;
  • Reduzir o consumo de sal, substituindo-o por ervas aromáticas no tempero, pois o sal contribui para a retenção de líquidos no organismo e para o avanço da celulite;
  • Evitar a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes fornecem somente calorias sem qualquer valor nutritivo. Prefira sempre sumos naturais,água e chás.

2 comentários:

  1. Bom artigo;) gostei...este mal que dá cabo das mulheres;) mas temos que saber como prevenir e reduzir!!!Beijinho

    http://io-healthykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar