domingo, 29 de junho de 2014

Importância do pequeno almoço.

O pequeno-almoço é a primeira refeição dia, é esta refeição que vai quebrar o jejum depois do período de sono. Durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo, pelo que é super importante nunca falhar esta refeição para repor estes níveis e assim melhorar o nosso rendimento, evitar a fraqueza ao final da manhã e reduzir os ataques de fome a meio da manhã, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia.

Não comer de manhã pode potenciar o aumento de peso, por um lado, e a diminuição de músculo, por outro, com a inevitável instalação de flacidez e aumento de gordura corporal. Após uma noite sem comer, o nosso organismo como disse anteriormente, tem as reservas energéticas em níveis baixos e começa a utilizar também a massa muscular para fornecer energia, uma situação que também pode ser despoletada por um aumento da hormona cortisol, conhecida como a hormona do stress, que contribui para a quebra das fibras musculares e para o ganho de gordura corporal. Por isso, mesmo estando a tentar emagrecer nunca descurem desta refeição pois não é em vão que é chamada a refeição mais importante do dia!

As desculpas para não se fazer esta refeição são quase sempre as mesmas, falta de tempo ou não ter fome quando se acorda, mas é tudo uma questão de hábito e de saber o que nos é mais benéfico. Ah e não tomar o pequeno almoço no café mais próximo ou a caminho do trabalho, onde a probabilidade de ingerirmos alimentos que não necessitamos é mais elevada. Eu por exemplo não consigo sair de casa sem comer a não ser uma situação em que tenha mesmo que fazê-lo, como ir fazer analises, caso contrário nunca saio de casa sem a minha primeira refeição ou sem a marmita. Sim é verdade que acordo mais cedo para o preparar e isso me tira possivelmente 10/15min de sono mas se isso para vocês é impensável podem sempre deixar a refeição preparada na noite anterior (por exemplo as overnight oats) ou fazer algo rápido como um iogurte com uma mistura de frutos secos. Tudo é valido desde que seja fornecido ao nosso corpo combustível para arrancar um novo dia de forma saudável e beber um café com leite não conta e tentem evitar os açúcares!!!
Sendo assim deixo-vos aqui a receita base das overnight oats, que não passam de flocos de aveia que fazem um sono de beleza durante a noite para de manhã nos fornecerem toda a energia que precisamos.

Ingredientes para 1 pessoa:

1a camada:
3 colheres de sopa de flocos de aveia finos
2 colheres de sopa de leite (de vaca ou vegetal)/agua (esta quantidade vai depender da consistência que pretendem)

2a camada:
Fruta a gosto (maçã, frutos vermelhos, morangos, banana em rodelas, kiwi, manga, papaia...)

3a camada:
Iogurte (podem usar qualquer tipo de iogurte, natural, grego, de sabores, magro, sem açúcar… excepto líquido)
(podem fazer mais camadas se pretenderem ou até trocá-las se utilizarem outro tipo de cereais, eu neste caso utilizei os bran flakes, fica ao vosso criterio)

Podem ainda acrescentar:
Sementes (chia, linhaça, sésamo, abóbora, girassol...)
Frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs…)
Canela em pó
Raspa de limão ou laranja
Mel ou adoçante (no caso de estar a tentar emagrecer estes são perfeitamente dispensáveis)

Preparação: num frasco hermético (que pode ser um frasco de compota com tampa lavado ou até mesmo uma tigela tapada com película) coloquem os flocos de aveia e o leite/agua e deixem uns minutos para que a aveia comece a absorver o leite, depois coloquem a fruta a gosto de modo a formar uma camada uniforme, juntem o iogurte e as sementes/frutos secos que desejarem e desfrutem de uma sobremesa ao pequeno almoço!

Bom dia e bons pequenos almoços!

5 comentários:

  1. Olá Lena!
    Eu sou daquelas que acorda meeesmo com fome! Para mim é impensável sair de casa sem tomar um bom pequeno almoço e reservo mesmo algum tempinho para o preparar e desfrutar :)
    Como quase sempre aveia e também sou fã das overnight oats agora no Verão. Aliás, está para breve um post sobre elas no meu blog.

    Continuação de bom trabalho :)

    www.dietaparatotos.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Importantíssimo o pequeno-almoço, não me canso de dizer isto. Porque existem milhares de pessoas que não o tomam, pessoas que pensam que não comer é a melhor maneira de estar em forma, as pessoas continuam a não aproveitar esta refeição do dia tão importante!!!
    Beijinhos,
    http://io-healthykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Bem esse iogurte tem um aspecto ! Já me contagiaste com algumas coisas :)

    Parabens ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei a ideia para o pequeno-almoço até porque recentemente comecei a querer inserir as sementes e cereais (tais como a aveia e a linhaça) na minha dieta mas preciso de sugestões tais como estas para o fazer de forma agradável e saudável! Vou experimentar esta de certeza e fazer referência dela no meu blog, com os devidos direitos de autor, se não te importares, claro! :)
    Beijinhos,
    http://afterdbreakup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá :) descobri o teu blog à pouco tempo e tenho a dizer-te que não só é fantástico como uma grande inspiração!! Queria fazer uma pergunta sobre este post se não houver problema, esta receita que deixaste achas que se a fizer de manhã vai estar boa para levar por exemplo para o trabalho e comer no lanche da tarde ou da manhã?

    ResponderEliminar