terça-feira, 24 de junho de 2014

Como acelerar o metabolismo.


Hoje vou dar-vos umas dicas para acelerarem o vosso metabolismo, mas primeiro passo a explicar o significado de metabolismo. 
O metabolismo é o ritmo a que o organismo consegue queimar energia e gorduras, ou seja, quanto mais acelerado estiver o metabolismo, mais calorias vai queimar, mais depressa emagrece ou mantém o peso que deseja, mas existem vários factores que determinam a rapidez/lentidão do ritmo de metabólico de cada individuo tais como o sexo, idade, genética, stress, volume de tecido muscular, peso, quantidade de exercício físico praticado, por aí podemos ver que não funcionamos todos da mesma forma, mas de modo geral as regras a seguir são sempre as mesmas:
  • Tomar o pequeno almoço. É importante nunca sair de casa sem comer pois passamos muitas horas sem nos alimentarmos e o organismo precisa do seu "combustível" para poder enfrentar um novo dia cheio de energia e vai ser mesmo esta refeição que vai definir o arranque e a manutenção do metabolismo durante o dia.
  • Nunca falhar uma refeição. Em muitos sítios se lê que quanto menos comermos mais peso perdemos e isso não poderia estar mais errado, pois ao saltar refeições, da próxima vez que for comer vai sentir muito mais fome e vai ter dificuldade em controlar o que come.
  • Comer varias vezes ao dia. Já falei disto no post anterior, é importante que façamos varias refeições ao dia e tentar cumprir com a regra das 3h. o ideal será fazer cerca de 6 refeições por dia, pois assim irá evitar os picos de fome ao longo do dia.
  • Ingerir alimentos que forneçam energia. De forma a estarmos saciados e termos energia devemos ter sempre em nossas casas alimentos como: couve-de-bruxelas, espinafres, brócolos, espargos, alface, lentilhas, feijão, nozes, amendoins, amêndoas, cajus, sementes de girassol e abóbora, iogurtes magros, ovos, frutos cítricos, maçãs, abacate, canela, cereais integrais, salmão, carne magra e de aves, chá verde, café e chocolate preto.
  • Planear as refeições. Ao planear o que vai comer vai evitar cair em tentação ou saltar refeições.
  • Inserir na dieta alimentos que aceleram o metabolismo. Amêndoas, maçãs, espargos, feijão, frutos vermelhos, brócolos, couve, cenouras, aipo, pepino, caril, ovos, alho, limões, limas, aveia, laranja, manteiga de amendoim, pimenta, espinafres, tomates e iogurtes.
  • Água!!! Beba muita água pois esta nunca é demais, tanto ajuda a eliminar toxinas, como ajuda na queima de gordura e mantém-nos hidratados.

  • Mexa-se. Tudo é válido, desde caminhar, correr, andar de bicicleta, limpar a casa. O importante é manter o corpo em movimento! Se conseguir fazer algum tipo de actividade aeróbica 30min 3/4 vezes por semana, melhor!
  • Musculação. Praticar musculação é óptimo pois quanto mais músculo tiver, mais fácil e mais rapidamente o organismo vai queimar calorias e gorduras, por isso é importante fortalecer a massa muscular através de exercícios localizados e com pesos. Se for praticado pelo menos três vezes por semana durante cerca de 20/30 minutos, este tipo de exercício pode aumentar o metabolismo em cerca de 15%.
  • Dormir. Por último e não menos importante, é essencial ter uma boa noite de sono pois se não dormir bem ou dormir pouco, não vai acordar com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ressente-se imediatamente, ou seja, perde massa magra e acumula massa gorda.

Isto são apenas algumas coisas que fui aprendendo e que resultaram e continuam a resultar bem comigo, experimentem!


5 comentários:

  1. Muita gente descura a água, o sono, a assiduidade de refeições... E depois tentam beber imenso chá verde ou água fria para o corpo gastar calorias a aquecer/arrefecer o líquido, quando não gasta quase nada a fazer isso.
    Mas acho que o metabolismo não "é um ritmo", apenas tem um ritmo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois a realidade é mesmo essa e depois andam a beber chá verde de empurrão como se fosse amenizar o problema... Quero mesmo que percebam que estes passos são muito importantes e que fazem realmente toda a diferença!

      Eliminar