quarta-feira, 18 de junho de 2014

Palavra do dia: Carne Picada!

Olá! 
Hoje a minha manhã após o treino foi passada a fazer hambúrgueres!
Fiz hambúrgueres de frango e de vitela e deixei ainda carne picada separada para outro tipo de refeições como lanches, salgados maromba, entre outros! Basicamente tenho uma serie de refeições pesadas e prontas a consumir para que não hajam falhas.
Sou adepta de picarmos a carne que queremos comer, eu como não tenho picador em casa vou ao talho, escolho a carne que quero e peço para picar. 
Vou explicar-vos a importância de sermos nós a escolher a carne que queremos ao invés de comprarmos carne picada já embalada. Quando compramos carne picada previamente embalada nunca sabemos o que vem lá dentro, eles podem bem dizer que é apenas carne de vaca ou porco, carne limpinha, sem gorduras, sem nervos, etc, mas não é! O que é certo é que essa carne, nervos e por aí fora vai tudo para a picadora e no fim de contas mal sabemos o que estamos a consumir, já para não falar da quantidade de conservantes e corantes que são adicionados à carne para fazer com que esta tenha melhor aspecto. Um dos conservantes mais presente neste tipo de carne embalada são os sulfitos (que segundo consta não são permitidos na carne) e que podem causar dores de cabeça, náuseas ou até crises de asma em pessoas sensíveis. Sei que é muito mais simples e rápido comprar a carne que vem embalada e que muitas vezes até está em promoção, mas se poderem não o façam, porque vale realmente a pena perdermos 5 minutos a escolher e ver a carne que queremos ser picada à nossa frente e assim sabemos aquilo que estamos a consumir.
Eu perdi cerca de meia hora a preparar 3kg de carne, 2kg de frango e 1kg de vitela! Vale a pena! Faço os hambúrgueres já temperados, prontos a levar ao grelhador! Estes foram temperados com sal marinho, ervas provence, cebolinho e alho. Os de frango levaram clara de ovo para permitir uma maior coesão da carne (se os comprarem no super mercado eles vêm super compactados, mas levaram uma serie de farinhas, corantes, conservantes... até já fazem hambúrgueres que dizem ter menos teor de sódio e açúcar, mas depois lemos rotulo e tem outras tantas coisas que não precisamos para absolutamente nada)
Vou então mostrar-vos a minha manhã!







3 comentários:

  1. Olá Lena!
    Parabéns pelo início do blog :)
    Eu também escolho sempre a peça que quero picar, normalmente peitos de perú ou frango. Em casa peso e congelo, ou faço hambúrgueres ou almôndegas.
    Se pesquisarmos o valor nutricional de "carne picada" e de "peito de perú" vemos logo que a primeira tem muito mais gordura. Assim tenho a certeza que como peito de perú picado!
    Boa continuação :)

    www.dietaparatotos.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Carne picada não é bem uma palavra haha :P
    Eu também nunca uso carne picada assim embalada, mete nojo só de pensar no que vem naquilo, é quase como salsichas... Também não digo que metam para lá nos rótulos o que lhes apetece, normalmente têm os ingredientes escondidos sob a forma de nomes mais "agradáveis" do que o que são realmente, mas diz sempre a percentagem de carne, e é sempre por volta de 70%... Ou seja, 30% é palha. Ou pior, que palha ainda se come ;)
    E se fosse só a carne... espetadas de peru, por exemplo, vêm sempre demasiado direitinhas para confiar, com partes não-brancas de peru e que ninguém quer, cheias de nervos e até fatias de gordura pelo meio. Carne picada, salsichas, hambúrgueres, almôndegas... É tudo a mesma coisa, infelizmente.
    Normalmente não faço hambúrgueres em casa, de frango e peru como bifes e de vitela eles fazem no talho (à minha frente, claro hahaha), já fiz e ficaram um bocado sem sabor, tenho de tentar outra vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu falei nisso por causa dos sulfitos que não vêm na informação nutricional da embalagem precisamente por serem proibidos e que cada vez mais são encontrados nas carnes picadas/hambúrgueres quando realizados testes!
      Eu gosto muito dos hambúrgueres de frango, nem que seja para variar na forma como consumo o frango :P só para lhe dar outro ar, porque sou adepta de os olhos também comerem!
      Pedir que os façam no talho também é uma boa hipótese, eu prefiro fazer os meus porque gosto dos temperos adicionados logo na sua formação, acho que lhe confere um sabor melhor :)

      Eliminar